Chupeta, vamos conversar sobre o seu uso?
- Marcia Ilele
- 3 de jan.
- 2 min de leitura
Atualizado: 27 de abr.
O uso da chupeta é comum entre muitas crianças. Um dos termos em inglês para esse objeto é "pacifier", um recurso para acalentar a criança, e essa função , acalmar, é a principal motivação para oferecer a chupeta às crianças. No entanto, assim como há alguns prós, também existem os contras para o uso da chupeta.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, a recomendação é que o uso seja reservado a hora do sono, e naqueles momentos mais estressantes para a criança. E é importante estar atento para alguns impactos no desenvolvimento dos pequenos, consequência do uso intenso e prolongado da chupeta.
Alguns dos principais impactos negativos do uso prolongado da chupeta, são problemas na dentição e no desenvolvimento da oralidade e comunicação da criança. A chupeta deve ser usada com moderação para que não se torne um tipo de dependência.
Para que a criança deixe de usar a chupeta é necessário que seja algo que se faça aos poucos. Se a criança usa durante o dia e a noite, combine que ela vai passar a usar somente para dormir, retire aos poucos. Durante todo o processo é importante sempre conversar com a criança, valorizando as conquistas positivas que ela adquire, deixando a chupeta. Através das brincadeiras, de uma linguagem que valorize o lúdico, a criança compreende melhor o processo e participa com mais interesse desse novo desafio.
Os adultos cuidadores podem estipular, junto a criança, um prazo para que a criança deixe de usar a chupeta, e é importante que sejam claros quanto a essa decisão, para que as negociações não fiquem confusas e a criança não compreenda o processo.
Deixar a chupeta, assim como outros processos da primeira infância, como o desmame e desfralde, precisam do suporte e apoio dos adultos, da parceria entre as famílias, creche e outros adultos que façam parte de sua rede de cuidados. E, sempre com muito respeito e afeto pela criança!
Mayume Gonzaga - Psicóloga da Creche Malta Miúda


Comentários